RELATOS DA VIDA DO MEU PEQUENO MATHEUS
introdução
Observando a necessidade de conhecer a rotina de uma criança com dificuldade no aprendizado, mostrando um universo melhor e mais acolhedor e da forma de aprendizado, a importância do desenvolvimento cognitivo na integração entre as diversidades culturais nas séries iniciais. E observar a importância que a família tem mais apoio hospitais mais preparados médicos para tratar desta área que se torna tão difícil o acesso para os alunos que possa ter alguma síndrome ou qualquer dificuldade no aprendizado, para que haja uma estrutura de igualdade social em seu período de ensino e aprendizagem.
O relatório foca principalmente em uma criança com TDAH quando chegam às escolas não conseguem se inserir pela realidade em que vivem, e ao mesmo tempo não conseguem acompanhar as demais da mesma idade, e o que pode ser feito para ajuda-las a superar as dificuldades na aprendizagem.
O contexto ao qual passamos é de preocupação, pois estamos tratando de uma criança com dificuldade no aprendizado, sociedade muitas vezes não sabendo do que se passam excluir, dificuldade na medicina e um caso que se preocupa, problema social e educacional nota-se que esta situação exige novas mudanças nas ações educacionais com crianças com diagnóstico, muito já se melhorou existem escolas que não aderiram crianças com dificuldades em qualquer área que seja.
Antes dos relatos vamos conhecer o que é
TDAH?
Sinônimos: tda, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção a prevalência do TDAH gira em torno de 3 a 5% da população infantil do Brasil e de vários países do mundo onde o transtorno já foi pesquisado. Nos adultos estima-se prevalência em aproximadamente 4%. Segundo o DSM-5, levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos.
Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013), o TDAH é mais frequente no sexo masculino do que no feminino na população geral, na proporção de 2:1 em crianças e de 1,6:1 em adultos, com maiores chances de pessoas do sexo feminino se apresentarem primariamente com características de desatenção em comparação com as do sexo masculino.
História
Neste relatório vou observar as fases
do ciclo de uma criança que hoje tem seis anos, seu nome é Matheus Àquila
Bezerra Dos Santos.
Matheus nasceu dia 04/07/10 no
hospital de Taguatinga, gestação normal, porém ao nascer ocorreram algumas
complicações no parto que acabou sendo cesariana, Matheus nasceu com um pequeno
cefalohematoma na cabeça, segundo os médicos relataram que por muito bater nas
contrações na barriga da mãe em trabalho de parto fez com a cabeça do bebe
fizesse esta Acumulação de sangue debaixo do coro cabeludo, mais ao seu crescimento
foi sumindo, em suas consultas apresentavam tudo normal crescimento forma
física e mental apresentava-se normal, uma criança que andava corria sem cair
muito.
Matheus era um bebê que apresentava todos
os requisitos de uma criança sem nem um problema ou dificuldade, bastante
apegado com o pai e a vovó materna, gostava muito de dormir no peito do papai,
ao longo de seu crescimento não apresentava nada de indiferente em seu
crescimento cognitivo, mental e motor.
Matheus chupava bico desde muito bebê,
mamava no peito, foi até os quatro meses, não demorou muito para começar a comer
papinhas, era um bebê que comia muito bem.
Matheus andou com um ano e dois meses de idade, com seus dois anos
apresentava ser um bebê bastante nervoso, principalmente quando saia em lugares
diferentes não tinha medo do perigo, queria tudo do jeito dele, principalmente
se os seus pais não fizessem o que Matheus queria, dava muita birra na rua dava
gritos e chutes. E ao mesmo tempo muito alegre risos, assistir desenhos era sua
maior alegria, não era muito de prender sua atenção muito tempo em brinquedos
ou qualquer outra coisa que fosse logo queria fazer outras coisas não parava
quieto.
Sabendo assim que os seres humanos
nascem “mergulhados em cultura”, com a convivência família e o mundo que as
rodeiam, é claro que esta será uma das principais influências no
desenvolvimento cognitivo Vygotsky (1998)
As quatro anos Matheus começou a
estudar, no maternal II, gostava muito da escola era tudo novo todos os dias
uma novidade, até que nas reuniões de pais, a professora relatou que era uma criança
bastante nervosa que não ficava quieto.
Muitas vezes ele chegava machucado,
seus pais achavam que eram apenas coisas de criança que pula, corre o tempo
todo normal de criança que não fica quieta e se machuca muitas vezes, a
professora algumas vezes relatava que não tinha percebido que poderia ter sido
no parque ou na recreação no pátio da escola, que era normal para sua idade
crianças se machucam mesmo na escola até porque Matheus estava se adaptando a
rotina escolar.
Vygotsky (2007) propõe que um aspecto essencial do aprendizado é o fato
de ele criar a zona de desenvolvimento proximal; ou seja, o aprendizado
desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de
operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando
em cooperação com companheiros.
Aos cinco anos Matheus foi para o
Jardim I ao longo de sua trajetória escolas foi demostrando comportamentos mais
agressivos em casa e na escola.
Matheus usava bico e nessa idade foi
necessário tirar, estava com muita dificuldade na fala, na alimentação só se
alimentava com ajuda de adultos, sua carga dentária estava sendo afetada por
conta do excesso do bico.
Começou a demostrar dificuldade de
usar o banheiro fazia muitas vezes na roupa, até em casa segurava para não
utilizar o banheiro, na escola não desejava mais está presente, a escola
aparecia em casa com alguns arranhões e roxo no corpo, apresentava uma
resistência com a professora assim percebendo que ele não gosta da professora e
a sala a qual fazia parte.
Vygotsky (2007) propõe que um aspecto
essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento
proximal.
Os relatórios da escola mudaram em
relação ao seu comportamento não obedecia às regras, bastante nervoso, trazendo
o comportamento da família do pai e da mãe, não falava palavras completas, não
se interagia com outras crianças e sempre estava conversando sozinho, fazia
muitos barulhos de som estranhos onde atrapalhava a aula, quando não entendia
os comandos a criança se batia e ficar muito nervoso, algo que sempre acontecia
varias vezes no dia, era uma criança que ficava muito sozinho as outras
crianças não desejam brincar com Matheus.
A escola pediu para fazer alguns
exames por conta da gravidade do seu comportamento alguns exames pedidos pela
escola foi estes, audiometria, fonoaudiólogo, oftalmológico, neuropediatra.
Matheus fez muitos exames de sangue e
também eletroencefalografia que é um exame que permite o estudo do registro
gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através
de eletrodos aplicados no couro cabeludo, alguns exames demoravam a realizar, resultados
muito positivos na maioria dos exames, porém, outros resultados de F 90 que
mostrou o laudo de (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDHA), segundo
os exames e as consultas ao neuropediatra, Matheus não se faz necessário o uso
de medicamento com Ritalina, apenas fazer tratamento e acompanhamento
psicopedagógico, com ajuda e acompanhamento escolar e de toda família, Matheus hoje
não se bate mais, a família consegue controlar suas crises nervosas, se
interage com os colegas, brinca mais tempo, obedece a comandos, se alimenta
sozinho, vai ao banheiro, se expressa na fala, Matheus hoje com ajuda
psicopedagogia, e toda uma rotina em seu lar melhorou seu comportamento e
aprendizagem escolar.
As consultas psicopedagogia com a
psicóloga são realizadas por meio de brincadeiras lúdicas e tantas outras
formas de aprendizado.
Para Vygotski (2007), na abordagem
histórico-cultural, o brincar é satisfazer necessidades com a realização de
desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos.
Com isso fez Matheus melhorar seu modo de
aprendizagem, sua sala de aula e adaptada com uma quantidade de dezoito
crianças, para um melhor desenvolvimento cognitivo.
VYGOTSKY (1991) diz que a mudança de
uma criança de um estágio de desenvolvimento para outro dependerá das
necessidades que a criança apresenta e os incentivos que são eficazes para
colocá-la em ação, sendo que a criança satisfaz certas necessidades no
brinquedo. Assim foi dada uma a ideia para os educadores de introduzir
brinquedos para facilitar esse desenvolvimento VYGOTSKY.
“O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao
desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar
todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de
linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus
momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente
objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas
práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve
fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras” (Vygotsky,
1987, p.134).
Gravides
Matheus
Família
Aniversario do Matheus
Marcas que ele fazia em si mesmo
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