sábado, 31 de dezembro de 2016



RELATOS DA VIDA DO MEU PEQUENO MATHEUS 





introdução

Observando a necessidade de conhecer a rotina de uma criança com dificuldade no aprendizado, mostrando um universo melhor e mais acolhedor e da forma de aprendizado, a importância do desenvolvimento cognitivo na integração entre as diversidades culturais nas séries iniciais. E observar a importância que a família tem mais apoio hospitais mais preparados médicos para tratar desta área que se torna tão difícil o acesso para os alunos que possa ter alguma síndrome ou qualquer dificuldade no aprendizado, para que haja uma estrutura de igualdade social em seu período de ensino e aprendizagem.
O relatório foca principalmente em uma criança com TDAH quando chegam às escolas não conseguem se inserir pela realidade em que vivem, e ao mesmo tempo não conseguem acompanhar as demais da mesma idade, e o que pode ser feito para ajuda-las a superar as dificuldades na aprendizagem.
O contexto ao qual passamos é de preocupação, pois estamos tratando de uma criança com dificuldade no aprendizado, sociedade muitas vezes não sabendo do que se passam excluir, dificuldade na medicina e um caso que se preocupa, problema social e educacional nota-se que esta situação exige novas mudanças nas ações educacionais com crianças com diagnóstico, muito já se melhorou existem escolas que não aderiram crianças com dificuldades em qualquer área que seja.



Antes dos relatos vamos conhecer o que é 
  
TDAH?

Sinônimos: tda, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção a prevalência do TDAH gira em torno de 3 a 5% da população infantil do Brasil e de vários países do mundo onde o transtorno já foi pesquisado. Nos adultos estima-se prevalência em aproximadamente 4%. Segundo o DSM-5, levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos.
Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013), o TDAH é mais frequente no sexo masculino do que no feminino na população geral, na proporção de 2:1 em crianças e de 1,6:1 em adultos, com maiores chances de pessoas do sexo feminino se apresentarem primariamente com características de desatenção em comparação com as do sexo masculino.


História 

Neste relatório vou observar as fases do ciclo de uma criança que hoje tem seis anos, seu nome é Matheus Àquila Bezerra Dos Santos.
Matheus nasceu dia 04/07/10 no hospital de Taguatinga, gestação normal, porém ao nascer ocorreram algumas complicações no parto que acabou sendo cesariana, Matheus nasceu com um pequeno cefalohematoma na cabeça, segundo os médicos relataram que por muito bater nas contrações na barriga da mãe em trabalho de parto fez com a cabeça do bebe fizesse esta Acumulação de sangue debaixo do coro cabeludo, mais ao seu crescimento foi sumindo, em suas consultas apresentavam tudo normal crescimento forma física e mental apresentava-se normal, uma criança que andava corria sem cair muito.
Matheus era um bebê que apresentava todos os requisitos de uma criança sem nem um problema ou dificuldade, bastante apegado com o pai e a vovó materna, gostava muito de dormir no peito do papai, ao longo de seu crescimento não apresentava nada de indiferente em seu crescimento cognitivo, mental e motor.
Matheus chupava bico desde muito bebê, mamava no peito, foi até os quatro meses, não demorou muito para começar a comer papinhas, era um bebê que comia muito bem.  Matheus andou com um ano e dois meses de idade, com seus dois anos apresentava ser um bebê bastante nervoso, principalmente quando saia em lugares diferentes não tinha medo do perigo, queria tudo do jeito dele, principalmente se os seus pais não fizessem o que Matheus queria, dava muita birra na rua dava gritos e chutes. E ao mesmo tempo muito alegre risos, assistir desenhos era sua maior alegria, não era muito de prender sua atenção muito tempo em brinquedos ou qualquer outra coisa que fosse logo queria fazer outras coisas não parava quieto.    
Sabendo assim que os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, com a convivência família e o mundo que as rodeiam, é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento cognitivo Vygotsky (1998)
As quatro anos Matheus começou a estudar, no maternal II, gostava muito da escola era tudo novo todos os dias uma novidade, até que nas reuniões de pais, a professora relatou que era uma criança bastante nervosa que não ficava quieto.
Muitas vezes ele chegava machucado, seus pais achavam que eram apenas coisas de criança que pula, corre o tempo todo normal de criança que não fica quieta e se machuca muitas vezes, a professora algumas vezes relatava que não tinha percebido que poderia ter sido no parque ou na recreação no pátio da escola, que era normal para sua idade crianças se machucam mesmo na escola até porque Matheus estava se adaptando a rotina escolar.
   Vygotsky (2007) propõe que um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento proximal; ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com companheiros.
Aos cinco anos Matheus foi para o Jardim I ao longo de sua trajetória escolas foi demostrando comportamentos mais agressivos em casa e na escola.
Matheus usava bico e nessa idade foi necessário tirar, estava com muita dificuldade na fala, na alimentação só se alimentava com ajuda de adultos, sua carga dentária estava sendo afetada por conta do excesso do bico.
Começou a demostrar dificuldade de usar o banheiro fazia muitas vezes na roupa, até em casa segurava para não utilizar o banheiro, na escola não desejava mais está presente, a escola aparecia em casa com alguns arranhões e roxo no corpo, apresentava uma resistência com a professora assim percebendo que ele não gosta da professora e a sala a qual fazia parte.
 Vygotsky (2007) propõe que um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento proximal.
Os relatórios da escola mudaram em relação ao seu comportamento não obedecia às regras, bastante nervoso, trazendo o comportamento da família do pai e da mãe, não falava palavras completas, não se interagia com outras crianças e sempre estava conversando sozinho, fazia muitos barulhos de som estranhos onde atrapalhava a aula, quando não entendia os comandos a criança se batia e ficar muito nervoso, algo que sempre acontecia varias vezes no dia, era uma criança que ficava muito sozinho as outras crianças não desejam brincar com Matheus.
A escola pediu para fazer alguns exames por conta da gravidade do seu comportamento alguns exames pedidos pela escola foi estes, audiometria, fonoaudiólogo, oftalmológico, neuropediatra.
Matheus fez muitos exames de sangue e também eletroencefalografia que é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, alguns exames demoravam a realizar, resultados muito positivos na maioria dos exames, porém, outros resultados de F 90 que mostrou o laudo de (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade TDHA), segundo os exames e as consultas ao neuropediatra, Matheus não se faz necessário o uso de medicamento com Ritalina, apenas fazer tratamento e acompanhamento psicopedagógico, com ajuda e acompanhamento escolar e de toda família, Matheus hoje não se bate mais, a família consegue controlar suas crises nervosas, se interage com os colegas, brinca mais tempo, obedece a comandos, se alimenta sozinho, vai ao banheiro, se expressa na fala, Matheus hoje com ajuda psicopedagogia, e toda uma rotina em seu lar melhorou seu comportamento e aprendizagem escolar.
As consultas psicopedagogia com a psicóloga são realizadas por meio de brincadeiras lúdicas e tantas outras formas de aprendizado.  
Para Vygotski (2007), na abordagem histórico-cultural, o brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos.
 Com isso fez Matheus melhorar seu modo de aprendizagem, sua sala de aula e adaptada com uma quantidade de dezoito crianças, para um melhor desenvolvimento cognitivo. 
VYGOTSKY (1991) diz que a mudança de uma criança de um estágio de desenvolvimento para outro dependerá das necessidades que a criança apresenta e os incentivos que são eficazes para colocá-la em ação, sendo que a criança satisfaz certas necessidades no brinquedo. Assim foi dada uma a ideia para os educadores de introduzir brinquedos para facilitar esse desenvolvimento VYGOTSKY.
 “O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras” (Vygotsky, 1987, p.134).


Gravides 

                                                                      Matheus


Família 

Aniversario do Matheus 
                                                  Marcas que ele fazia em si mesmo







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