quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A festa do Halloween, conhecida também como a festa das bruxas(no Dia das bruxas), é muito popular nos Estados Unidos e invadiu também no Brasil.
No Dia das Bruxas, muitas crianças saem pelas ruas fantasiadas, batem nas portas das casas ou dos apartamentos, pedem doces ou procuram assustar pessoas.
Em muitas escolas, as crianças fazem pesquisa sobre o assunto a título de conhecimento”folclórico” ou, então com pretexto pedagógico.
É preciso dizer “NÃO AO HALLOWEEN!”


Entre os anos de 1400 a 1700 houve, por parte da Igreja Católica Romana, uma grande perseguição às bruxas e os praticantes da feitiçaria, tão comuns em toda parte. Como a Igreja naquela época não conseguia acabar completamente com as práticas e as festas que eram praticadas, resolveu substituir por outras festas.
O grande festival em homenagem aos mortos foi substituído  A Igreja acabou adotando o 1º de novembro como O Dia de Todos os Santos, e passou a celebrar missas em homenagem aos “santos e santas” que haviam morrido.
O povo, então, continuou a comemorar o dia 31 de outubro, chamando-o dia da “Véspera de todos os santos”, que é o significado de Halloween. A palavra “Hallow” significa “santo”, e a palavra “Een” significa “véspera”. Mudaram o nome mas a festa continua a mesma, cheia de superstição.
O dia, que era o dia dos mortos, passou a ser cultuado no dia 2 de novembro. A Igreja Católica Romana não eliminou a superstição que havia porque o povo vivia com medo e não conhecia o Deus verdadeiro. Pelo contrário, acabou adaptando e colocando no seu próprio calendário. É lamentável que isso tenha ocorrido.











PLANO DE ENSINO 

NÃO AO HALLOWEEN!”


Versículo para Memorizar: “Que não tenham  entre vocês nem bruxo(...), nem mágico(...), nem quem consulte os mortos(...), porque todos os que fazem essas coisas não agradam ao Senhor.” Deuteronômio 18:10-12

Objetivo da aula

A criança deve entender que tudo que se refere à magia, bruxaria, feitiçaria, desagrada a Deus e agrada a Satanás e o dia das Bruxas é um culto a Satanás que crianças do mundo inteiro acabam participando e sem saber, estão participando de uma celebração Satânica.

Quebra-Gelo: Qual é a festa do ano que você mais gosta? E por quê? (ex. aniversário, Natal, Ano Novo, etc.)

Referência Bíblica: I Samuel 28 (Texto alternativo)

Mensagem: Lição Objetiva sobre o Halloween: A abóbora, conhecida em inglês como”Jack-o-Lanter”, está presente nessa festividade. “Jack-o-Lantern” originou-se por causa de um homem chamado Jack que gostava de fazer brincadeiras de mau gosto e assustar as pessoas. A abóbora, sem o miolo e com uma vela dentro, seria para expulsar os espíritos do mal e os doentes que vagavam pelas noites.

Para o líder - Aplicação: Algumas escolas hoje em dia estão realizando esta festa com todas as crianças e nós Cristãos não somos obrigados a participar dela. Temos que entender e explicar que é uma festa de culto a Satanás, pois bruxaria é condenada pela Bíblia e de maneira nenhuma devemos participar de algo que Deus condena. Participar da festa na escola, ainda que seja só fantasiado, sem menção direta às bruxas, já é uma comemoração indireta da data.

Na aplicação, utilize os textos que estão em anexo à este artigo, que conta a origem e porque não devemos participar desta comemoração. Faça o download no final deste artigo.

Atividade: Faça um círculo e coloque uma criança com os olhos vendados no meio e coloque uma música para tocar. As outras crianças ficam em volta dançando. Quando a música parar, a criança do meio vai tocar alguém e vai tentar descobrir quem é. Se ela  acertar o nome, a criança que ela acertou fica agora com os olhos vendados e continua a brincadeira. Se ela errar o nome da criança que ela tocou, tem que dizer uma coisa que não agrada ao Senhor, ex: mentira, feitiçaria, desobediência, roubo, vício, etc..

Depois que ela falar, passa para outra criança colocar a venda e continua até que todos tenham tido a oportunidade de descobrir quem é o amigo.

Momento de comunhão / Encerramento

Ideia para uma atividade interessante com as crianças: Jesus-o-lanterna
Lição Objetiva sobre Jesus como alternativa cristã para “Jack-O-Latern” do Dia das Bruxas.Você precisará de roupas sujas, uma abóbora( tipo moranga) para ser esculpida, uma faca de escultura, uma colher grande, e uma vela. Comece a esculpir a abóbora e mantenha as crianças próximas de você e compartilhe as idéias abaixo com as crianças: Uma abóbora pelo lado de fora é redonda e brilhante, e sua pele é dura de perfurar. Parece perfeita e maravilhosa. Às vezes nós gostamos de fingir que somos maravilhosos e perfeitos. (Leia Isaias 66:2 em alta voz)

O material do interior da abóbora (miolo) me lembra-nos dos nossos pecados, coisas que precisamos confessar e dizer: "eu sinto muito, Deus... ". Quando nós pedimos para Deus nos perdoar por todas as coisas erradas que nós dissemos, fizemos ou pensamos, Ele perdoa nossos pecados. (Leia Isaias 43:25 em alta voz) Como nós raspamos todos os material, viscoso, enlodo, a abóbora fica limpa por dentro. Também, Jesus limpa nossos corações quando nós confessarmos nossos pecados. (Leia Salmo 103:12 em alta voz) Você poderá então começar a esculpir a abóbora, mas não esculpa o rosto tradicional de Jack-o-Latern (boca, olhos e nariz). Esculpa símbolos que as crianças lembrem-se de Deus, como coração, cruz, peixe, borboleta. Fale às crianças que, quando esculpimos, a abóbora lentamente se transforma em algo novo. Nós também mudamos quando Deus trabalhar em nossas vidas. (Leia 2 Coríntios 3:18 em alta voz).

Finalmente, nós podemos pôr a vela dentro da abóbora. Quando nós acendemos a vela, o que acontece? (Leia 2 Coríntios 4:6 em alta).

Quando nós temos Jesus em nossas vidas, é como ter uma vela dentro de nós. Nós brilhamos a luz de Jesus assim outros podem ver e conhecê-lo. (Leia Mateus 5:16 e João 12:46 em alta voz)

Jesus, durante esta festa do Dia das Bruxas, nos ajuda a brilhar sua luz a nossos amigos e vizinhos.(Imprima ou recorte figuras do Dia das Bruxas e explique às crianças que Deus não se agrada de festas como o Halloween, festas que celebram os mortos, o ocultismo. Faça uma distinção clara entre a história narrada e o Halloween.


Nenhum comentário: